Alunos do ensino fundamental nas escolas municipais do Recife voltam para as salas de aula

 Alunos do ensino fundamental nas escolas municipais do Recife voltam para as salas de aula

Escola Municipal Reitor João Alfredo, localizada na Ilha do Leite, na Zona Norte do Recife, preparada para receber os alunos — Foto: Reprodução/TV Globo

Os estudantes das turmas dos 8º e 9º anos da rede municipal do Recife retornaram às aulas presenciais nesta quinta-feira (22), mesmo dia em que teve início o segundo semestre do ano letivo para os alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais. As aulas ocorrem no modelo híbrido, com atividades online e também na sala de aula.

Os estudantes do ensino médio das instituições estaduais já haviam retornado às atividades presenciais no primeiro semestre deste ano, no mesmo modelo híbrido. Já os alunos da rede municipal tiveram aulas exclusivamente remotas desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020.

A retomada das aulas presenciais acontece de maneira gradual para a rede municipal do Recife. Na terça-feira (27), voltam as turmas do 4º, 5º, 6º e 7º anos do ensino fundamental. No dia 3 de agosto, ocorre a retomada das aulas para os estudantes do 1º, 2º e 3º anos (anos iniciais do ensino fundamental).

Para as turmas da educação infantil nas escolas municipais do Recife, as atividades até então realizadas exclusivamente online são retomadas presencialmente no dia 3 de agosto, contemplando os estudantes de creche e pré-escola.

Nas escolas particulares, que tinham adotado o esquema de aulas presenciais e online, o retorno das aulas foi programado para o dia 2 de agosto.

“Vamos ter que adotar um sistema de rodízio, com uma parte dos alunos em casa, outra para em sala de aula, como já vem acontecendo nas escolas da rede pública estadual e na rede particular”, afirmou o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio.

Na Escola Reitor João Alfredo, que é de tempo integral e está localizada no bairro da Ilha do Leite, na área central do Recife, os estudantes foram recepcionados na quadra poliesportiva, com distanciamento social entre as cadeiras.

Uma mãe de um aluno da escola, que se identificou apenas como Cleonice, contou que ficou aliviada com a retomada das aulas presenciais.

“Me sinto muito feliz e está tudo bem organizado. Eu ficava muito aperreada porque eles não conseguiam se concentrar. Era um tablet para seis crianças. Aqui na escola eles conseguem. É bom para eles, que crescem estudando direitinho”, disse.

De acordo com o secretário, os protocolos de prevenção contra a Covid-19 reúnem mais de 70 medidas que devem ser adotadas dentro do ambiente escolar. Além disso, as escolas devem distribuir máscaras de proteção aos alunos e professores.

“Tem as principais [medidas], que são utilizadas em todo mundo, como álcool em gel, fazer a lavagem das mãos, inclusive instalamos novas pias em todas as nossas escolas e creches. Há também o distanciamento no dia a dia de sala de aula… Uma série de medidas que devem ser observadas por todas as escolas”, afirmou.

*Do G1

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *