Brasil Registra Recorde de Passageiros para o Exterior pelo 38º Mês Consecutivo

 Brasil Registra Recorde de Passageiros para o Exterior pelo 38º Mês Consecutivo

Foto: Divulgação

Pelo 38º mês consecutivo, o número de passageiros transportados no mercado internacional teve alta. No mês de maio, o Brasil registrou recorde de viajantes em destinos para o exterior; foram 1,9 milhão de turistas nesse mercado, melhor resultado para o mês desde início da série histórica – iniciada em 2000. O indicador apresenta crescimento desde abril de 2021. O resultado apresentado no quinto mês deste ano foi 18,2% superior na comparação com o mesmo período do ano passado e, também, maior que volume registrado no período pré-pandemia. Os dados fazem parte do indicador de demanda e oferta do transporte aéreo divulgado nesta sexta-feira (21) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A política do Governo Federal para fomentar a aviação civil internacional, liderado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), ajudam a explicar os resultados. Nos últimos meses, o ministro da pasta, Silvio Costa Filho, anunciou o aumento da malha aérea para o exterior e a retomada de rotas descontinuadas no período da pandemia. Entre os voos anunciados estão o incremento de 95 novas operações semanais de Portugal para o Brasil, com saída e chegada em 11 capitais brasileiras. Uma das novidades é a interligação direta entre Florianópolis, capital de Santa Catarina, e Lisboa, sede do país português.

São dados importantes, que mostram o fortalecimento da aviação e do turismo no país. Tivemos um crescimento no número de turistas brasileiros viajando para o exterior e também de turistas estrangeiros que viajaram para o Brasil. A cada quatro turistas é gerado um novo emprego em nosso país; o que significa o fortalecimento das relações entre os países e no crescimento da economia. Esse crescimento é fruto do trabalho do presidente Lula, junto com o Ministério de Portos e Aeroportos, Embratur, presidida por Marcelo Freixo, e o Ministério do Turismo, liderado por Celso Sabino. Juntos, seguimos trabalhando para ampliar o número de passageiros, movimentando a economia brasileira”, destacou Silvio Costa Filho.

De acordo com os dados da Anac, a rota que mais transportou passageiros para o Brasil foi Santiago (Chile)/Guarulhos (São Paulo). No último mês, mais de 112 mil turistas chegaram ao Brasil utilizando essa ligação, o valor corresponde a 6% do total transportado. A capital chilena também teve a segunda rota com maior número de viajantes, tendo como destino o aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, com aproximadamente 50 mil turistas. O trecho Bogotá (Colômbia)/Guarulhos veio logo em seguida, com mais de 48 mil pessoas transportadas.

Apesar de não aparecer entre as três rotas mais movimentadas em termos de turistas que chegam ao Brasil, o Estados Unidos, assim como em maio do ano passado, continuou sendo o país com maior volume de passageiro transportado. No quinto mês deste ano, foram mais de 325 mil passageiros chegando ou partindo para o país americano, aumento de 10,8% na comparação com igual período de 2023. Argentina e Portugal, com 231 mil e 218 mil, respectivamente, estão no topo de países mais visitados por turistas que estão em solo brasileiro.

O Chile, por sua vez, foi o país que apresentou o maior percentual de crescimento na movimentação de viajantes de e para o Brasil. Com quase 200 mil passageiros, o país cresceu 70% nesse indicador. Em maio de 2023, o movimento alcançou 116 mil. Os principais dados do setor aéreo podem ser acessados na página de Demanda e Oferta, disponível no portal da Anac.

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *