Feitosa realiza audiência pública nesta segunda para discutir PEC que dá autonomia ao legislativo

 Feitosa realiza audiência pública nesta segunda para discutir PEC que dá autonomia ao legislativo

crédito Roberto Soares

O deputado estadual Alberto Feitosa realiza audiência pública na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (29), às 10h, para discutir a PEC 01/2019, de sua autoria, que dá autonomia para que os deputados estaduais legislem sobre matérias tributária e financeira, atualmente de competência do Governo do Estado. Participam o presidente e o assessor jurídico da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Kenedy Nunes e Andre Maimoni, respectivamente, além do especialista em Direito Constitucional da OAB, Marcelo Labanca.

Apenas nas Assembleias Legislativas de Pernambuco e Acre os deputados são impedidos de legislar sobre matérias tributária e financeira, asfixiando o Poder Legislativo em relação a matérias essenciais, como políticas públicas e a readequação e revisão de impostos.

Jurisprudências do Supremo Tribunal Federal (STF) já reconheceram a hipótese das Casas Legislativas poderem trabalhar sobre matérias tributárias. As decisões foram tomadas pelo ex-ministro Joaquim Barbosa e pelo ministro Celso de Melo, ambos em 2009; o ministro Ricardo Lewandoscki, em 2011; e o ministro Gilmar Mendes, em 2013. Quanto ao aumento da despesa não ser competência privativa do Chefe do Poder Executivo, vale destacar os julgamentos positivos dos ex-ministros Octávio Galloti, em 2006 e Eros Graus, em 2008; além do ministro Gilmar Mendes, em 2016.

SERVIÇO:

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A PEC 01/2019

LOCAL: Auditório Ênio Guerra, no 4º andar da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Rua da União, 349, Boa Vista.

DATA: 29/04 (Segunda-feira)

HORÁRIO: 10h

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *