SEUS COSMÉTICOS PODEM PREJUDICAR A SUA SAÚDE!

 SEUS COSMÉTICOS PODEM PREJUDICAR A SUA SAÚDE!

Larissa Lima

XENOBIÓTICOS E DESRUPTORES ENDÓCRINOS, já ouviu falar nesses termos? Se você e der uma googada (pesquisar no google) vai encontrar que os xenobioticos são compostos químicos estranhos a um organismo.
O nome apesar de ser bem diferente, é algo que todos nós estamos em contato diariamente.
O problema é que essas substâncias estranhas podem ser nocivas a saúde por atuarem como desruptores endócrinos, e cada vez mais as pesquisas mostram os danos à saúde e ao meio ambiente que essas substâncias xenobióticas podem causar.
Assim, quando esses compostos entram em contato com o nosso corpo, podem agir como hormônios fazendo com que o ele fique meio confuso e provoque algumas alterações no sistema endócrino.

E adivinha qual é o problema disso? O funcionamento correto dos nossos hormônio são fundamentais para a saúde, e qualquer alteração pode desencadear uma série de desequilíbrios e até mesmo doenças, como câncer de mama, infertilidade, doenças autoimune, doenças do coração, déficit de atenção entre outras.
O alerta que faço nesse texto é porque essas substâncias podem ser encontradas com muita facilidade dentro dos seus cosméticos e outros produtos de uso diário e a única solução é aprender que danado de substâncias são essas para sempre ler os rótulos dos produtos que você usa e saber se a composição deles é livre ou não desses compostos químicos. Então apartir de hoje me promete que sempre vai observar isso ok?
Olha essa listinha de nomes estranhos que fiz para você, que devem ser evitados sempre que possível, e onde você normalmente encontra essas substâncias.
Ftalatos: encontrados em perfumes, hidratantes, esmaltes, maquiagens, spray de cabelo, você pode encontrar no rótulo como phthalates, dibutylphthalate (DBP), dimethylphthalate (DMP), diethylphthalate (DEP). Ou em português como butila, benzila, dibutila, diciclohexila, dietila,
diisodecila, di-2-etilexila e dioctila.
Bisfenol A, S ou F: encontrados principalmente em utensílios plásticos, como também em maquiagem, produtos de lavagem corporal, loções, creme dental, produtos para o cabelo.
Parabenos: produtos de beleza, alimentos e medicamentos. Você pode encontrar no rótulo com os nomes de metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno Chumbo: tintas, esmaltes, tintura para cabelos e batons.
Triclosan: antissépticos, perfumes, objetos de primeiros socorros com função antimicrobiana, entre outros.
Benzeno: gasolina, na fumaça do cigarro e para fabricação de outros compostos, como os plásticos, lubrificantes, borrachas, tintas, detergentes, medicamentos e agrotóxicos.
Tolueno: colas, gasolina, tintas, removedores, agentes de limpeza, fumaça do cigarro e cosméticos

Veja abaixo o vídeo onde eu mostro alguns produtos cosméticos que eu uso em minha rotina que são livres de xenobioticos.

 
Por Larissa Lima (@larissalima.oficial). Personal trainer, nutricionista e coach de emagrecimento. Criadora do projeto EmagreGAME: Emagrecimento, mudança de hábitos e autoestima gerados em um game.

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *