Tudo pronto para a Paixão de Cristo do São Francisco em Santa Maria da Boa Vista

 Tudo pronto para a Paixão de Cristo do São Francisco em Santa Maria da Boa Vista

Há 29 anos, jovens do Grupo Maria Auxiliadora da Pastoral da Juventude do Meio Popular, decidem apresentar o espetáculo que reconta a vida de Jesus Cristo para a comunidade Boavistana. Com o passar do tempo, dezenas de pessoas foram se integrando, somando forças. Surgia então o espetáculo Paixão de Cristo do São Francisco em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão Pernambucano.

A Paixão de Cristo do São Francisco, é um projeto de fortalecimento das artes cênicas no Sertão do São Francisco, protagonizado por jovens que se reúnem desde 1990 para fazer cultura e evangelização através do teatro, e encantar sua comunidade com a mais bela história da humanidade.

Considerada uma das maiores e constantes manifestações artísticas, consagradas no calendário cultural municipal e do estado de Pernambuco, o espetáculo supera as dificuldades com a força e união do grupo, e apoio de parceiros, da comunidade e da prefeitura municipal. Em cena cerca de 50 atores e 60 figurantes, dividem o palco com a emoção do público, que lotam o Centro Histórico e a Orla da Massanzeira, a cada apresentação reavivando assim valores caros a religiosidade do povo ribeirinho.

O espetáculo traz em sua poética elementos que relacionam a uma Paixão de Cristo sertaneja, o único que utiliza o Rio São Francisco como cenário. É espaço de formação de atores e técnicos, também de plateias, gera renda para trabalhadores da economia criativa e fomenta a criação de novos coletivos culturais.

O projeto garante a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Articula ainda temas relacionados com a preservação do patrimônio cultural, ambiental e de políticas públicas de cultura, além de possibilitar acesso gratuito da população a um bem cultural.

O espetáculo em 2019 tem o incentivo cultural da Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco e o Governo do Estado de Pernambuco.

Programação da Paixão de Cristo do São Francisco:

19 de abril, às 19h
Orla da Massanzeira – Santa Maria da Boa Vista-PE
Entrada Gratuita

21 de abril, às 18h
Quilombo do Inhanhum – Santa Maria da Boa Vista-PE
Entrada Gratuita

23 de abril, às 19h
Projeto Irrigado Fulgência – Santa Maria da Boa Vista-PE
Entrada Gratuita

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *